segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Racismo Corporativo


A SEPPIR(Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial) está com uma campanha de combate ao racismo, entitulada, "Igualdade Racial é Pra Valer". A questão é se há realmente necessidade de conscientização deste tema.

Tenho 28 anos, negro, descendente de etíopes.


Todos os dias o negro é sufocado com piadas e brincadeiras de teor racista. Todos os dias somos humilhados por colegas e chefes. Muitas vezes o negro simplesmente não consegue se destacar no ambiente de trabalho simplesmente pelo tom da sua pele. Ele pode ser o melhor naquilo que faz. Pode ser mais inteligente, mais experiente, falar mais de uma língua e mesmo assim nada acontece. E por diversas vezes a raça branca tenta mostrar superioridade somente por conta de sua raça. Qual é a diferença afinal desse tipo de comportamento para o mundo nazista de Hittler?


Você não chega todos os dias no trabalho e alguém vem até você e diz:
"Olha, se alguém te irritar hoje, por favor não mate essa pessoa."

ou então:

"Se você achar uma mulher muito bonita no escritório, por favor não a estupre."

Por que é então que temos, enquanto negros, tentar conscientizar, todos os dias, as pessoas sobre o RACISCMO? Há 500 anos aturamos esse tipo de situação e já é chegada a hora de dar um basta. As coisas só vem á tona quando ocorre com algum famoso ou quando há algum tipo de flagrante que não se pode esconder. Precisamos denunciar tido tipo de abuso causado pelo racismo. Vamos observar alguns exemplos que podem acontecer no seu ambiente de trabalho:

Se te chamam de "escurinho", "pretinho", "preto", "macaco";
Se você vai trabalhar com roupas pretas e dizem que você está pelado;
Se falam que o ambiente escureceu porque você chegou;
Se contam piadas de negros pra você;

Bom, poderia ficar aqui até amanhã descrevendo exemplos. Para mim todas estas situações são agressões explícitas. Não contra um negro somente, mas contra uma raça inteira que foi tirada de suas terras, seu povo e trazida ao Brasil como escravos e que é tratada como lixo até hoje. Não podemos mais ficar escondidos e a lei não pode mais se omitir. Crime é Crime e ponto final. Se as pessoas não aprenderam isso na infância, na escola ou com a vida. Que aprendam então assumindo as consequências de seus atos criminosos. 

O Governo cria de tempos em tempos mecanismos de apoio às minorias. Já temos a Lei Maria da Penha e a Delegacia da Mulher. Por que não criar a Delegacia Contra Crimes Raciais. As pessoas só entenderão que Racismo é crime, quando forem denunciadas e presas. Falar não adianta mais.

Seja cidadão e denuncie abusos e crimes raciais. 

Nenhum comentário: