quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Humor que Mata


Vamos deixar algumas coisas claras antes que mais pessoas achem que tem o direito de me julgar pelo simples fato de eu ter a pele escura. Como de costume nenhum racista admite ser racista. Dito isso, pode-se entender a postura ignorante e agressiva de muitas pessoas que defendem atitudes racistas. Se qualquer pessoa for até o gabinete de um político corrupto e disser que ele é ladrão, obviamente ele não aceitará. O mais interessante é que as pessoas que se ofendem ao serem chamadas de racistas, ao tentar se defender, acabam deixando evidente que a acusação tem procedência. E sem perceber assumem discursos claros de pessoas que intimamente acreditam que o negro de fato é inferior. No texto apócrifo de Danilo Gentili, co o títudo "Resposta a Acusação", o autor tem certeza absoluta que eu apenas quis fazer barulho e que em momento algum eu teria feito denúncia aos órgãos públicos de combate. Inclusive me orienta como proceder nesses casos. Detalhe que as denúncias haviam sido feitas na semana anterior. Entendam que pensar que um negro não denuncia crimes ou que não tem o direito de lutar em defesa de seus direitos, caracteriza racismo também. Será que isso não é óbvio?



Como se não bastassem todos os ataques, ofensas e ameaças, agora ainda aparecem algumas pessoas dispostas a, ainda, defender tais atitudes. Só quero deixar claro que não sou contra outras formas de pensar ou agir, mas sou contra sim toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. A Constituição Federal me garante isso. Não entendo a razão pela qual, todas as vezes que um negro se levanta contra o racismo, muitas pessoas aparecem com os mesmos discursos, dizendo que todos somos iguais e que não há motivo para reclamar ou então que o negro é principal racista por não se aceitar e bla bla bla. Nossa, é tanto bla bla bla que às vezes fica até cansativo. Negar o racismo é a principal forma do RACISMO.

É por essas e outras que na maior parte da vezes ignoro certos comentários e faço questão de mostrar minha indiferença. 

Agora tente entender como o humor racista, preconceituoso, sexista e homofóbico interfere diretamente na vida das pessoas fora da TV e acaba tomando formas criminosas com o passar do tempo. O que deveria ser entretenimento se transforma em estereótipos preconceituosos. As pessoas mais ignorantes repassam as piadas assistidas em programas da televisão ou teatros de forma preconceituosa, ferindo moralmente indivíduos que historicamente já sofreram muito. E se houver contestação, automaticamente as pessoas recorrem ao recurso chamado "Liberdade de Expressão". Dessa forma sentem-se no direito de jogar algumas leis no lixo em prol da incitação ao ódio e preconceito. E incrivelmente isso é tido com naturalidade em alguns setores da sociedade brasileira.

O mesmo pseudo-humorista que conta piadas onde o negro corre da polícia ou rouba algo, transforma diretamente o negro em um alvo para policiais racistas. Todos os dias negros são mortos pela polícia, mas a mídia só divulga matérias onde policias são mortos, fazendo você pensar que os negros bandidos é que matam policiais por aí. Este é o humor que mata, fere e destrói. Enquanto você me ofende e me manda mensagens dizendo que humoristas tem o "direito" de fazer piadas, mais negros são assassinados pela polícia, mais negros são discriminados em lojas e restaurantes, mais negros são humilhados publicamente. Mas isso deve ser normal pra você, não é mesmo. É simplesmente uma reação em cadeia, onde o negro, o homosexual, a mulher e tantos outros são os alvos. Alvos que começam com humoristas irresponsáveis e depois são assumidos pelo restante da sociedade. O meu caso é apenas mais um para muitas pessoas. Mas ao me oferecer bananas, o suposto comediante deixou evidente o que pensa sobre 53% da população brasileira. 

Reflita antes de sair por aí julgando quem você não conhece. Entenda a situação histórica do negro antes de dizer que temos vergonha de nossa raça. Ou na melhor das hipóteses, CALE-SE!