segunda-feira, 25 de julho de 2011

Amy Winehouse e a Decadência Humana

(Por que não lembrar dos bons momentos?)




Estas são citações tiradas do site When will Amy Winehouse die. O site possui, inclusive, um formulário para que o internauta faça sua aposta inserindo data e hora da previsão. Possui também fotos dos piores momentos da cantora.

Nunca fui um super fã da cantora, mas gostava de algumas músicas. Em geral as mais tocadas nas rádios. Não posso dizer que senti um profundo pesar com a morte dela. Não seria hipócrita a esse ponto. O que me entristeceu nos últimos dois dias foi a falta de amor e solidariedade dos seres humanos. Minha tristeza é em relação ao "ser humano" Amy Winehouse que, há muito tempo dava provas de sua fragilidade. Depressão e outros fatores familiares e afetivos que a levaram a agir como a mídia sempre fez questão de mostrar deixaram outra situação ainda mais exposta, a falta de amor humana. Muitas críticas e muitas piadas mas nenhuma mão amiga que estivesse disposta a ajudar de verdade. Logicamente trata-se de uma reação em cadeia sendo iniciada dentro de casa. Ela não tinha, pelo que é mostrado na mídia e em algumas músicas, apoio familiar logo, por que qualquer outro humano no planeta se importaria. É triste perceber que, quanto mais o tempo passa, mais insensível o "HOMEM" se torna. Os comentários pós-morte que tenho
ouvido de pessoas próximas são ainda mais dolorosos. Não para mim ou para ela, mas para a raça humana que dá provas constantes de não saber viver, amar, respeitar. O que essas pessoas esquecem é que também são humanas e no futuro poderão passar por situações similares às de Amy, implorando por socorro. Para essas pessoas, espero somente que torçam para que um semelhante haja, contrariando as expectativas e estenda sua mão. Cada um cada um. O Único meio dessa merda toda funcionar é através da união e
colaboração mutua. O Homem não tem condições intelectuais de estar no topo da cadeia alimentar. Não sabe cuidar, respeitar e muito menos amar. Qualquer animal em uma floresta tem mais noção de coletividade do que nós. Somente conseguiremos mudar situações e crescer quando percebemos o que muita gente já percebeu, o que a natureza já percebeu e o que principalmente pessoas que sofrem já perceberam. 

Nós somos cruéis, insensíveis, sem amor. Não respeitamos nada e nem ninguém e nos preocupamos somente com nosso próprio bem estar. Escolhemos não ajudar o próximo e quando ajudamos, sempre esperamos algo em troca. Destruimos o que tocamos por egoísmo e não nos preocupamos com as próximas gerações. É isso que significa ser civilizado? É isso que significa estar no TOPO...da cadeia alimentar?

Sinto. Não por Amy especificamente, mas por todos os seres humanos patéticos que ainda acham que o bicho homem é superior ao resto do universo.

"So if you just hold my hand
Baby I promise that I'll do all I can (if you just,if you just)
Things will get better if you just hold my hand
Nothing can come in between us if you just hold,hold my,hold my hand." 
(Hold My Hand - Michael Jackson e Akon)­­­­­­­­

3 comentários:

tarjha disse...

eu também sinto muito e parto do mesmo princípio que você. Há um tempo atrás escrevi no meu blog sobre a invasão alheia na minha vida de uma forma repugnante, você com toda sua sensibilidade e educação me fez ver a situação de outro prisma (embora não no momento). Hoje vejo o quanto é miserável e mesquinho o olhar sobre o próximo e isso me deixa triste, não o suficiente para desistir de plantar um pequeno gesto de for para uma melhora.

Sinto tbm, não só pela Amy, mas por todos que passaram e vão passar por isso.

"Que eu me acalme e que o amor sobreviva".

abraço,

Denise disse...

Excelente texto, Thiago! Me irritei muito com uns comentários mórbidos que dispararam acerca da vida e da morte da Amy. O seu texto é uma ótima reflexão sobre isso e eu acrescentaria que há duas questões nesse ponto: uma delas é a espetacularização de tudo, da miséria, da cretinice, da fragilidade das pessoas e sobretudo da miséria humana, que inclusive rendeu muito dinheiro aos urubus de plantão que criaram e apedrejaram a Amy como o mau exemplo. Ganharam dinheiro com isso. Agora que ela se foi, como que cumprindo o destino tão desejado por esses urubus, a questão que se coloca é mesmo o amor pela morte. Queriam vê-la morta, como se a morte desse sentido à vida. Lembra em muito a morbidez que lotava os espetáculos de gladiadores (olha só o que o PS3 me fez pensar), as sessões enforcamento, etc. São urubus sedentos por sangue para se sentirem vivos. Uma pena que alguns milhares de anos depois, não superamos esse instinto de morte e expiação, né.

Lasombra Ribeiro disse...

Tarjha...precisamos abrir os olhos e perceber todo esse caos que nos cerca. Haverá um tempo em que a percepção dessa realidade de nada adiantará.


Denise...Fato é que o ser humano por ser tão egoísta, sempre espera o pior para o próximo, esquecendo que ele próprio também é humano e pode passar pela mesma dor.