terça-feira, 13 de outubro de 2009

"...Assim como nós perdoamos..."





O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada.

O ser humano tem certa restrição com a palavra e com o sentimento perdão. Dificuldade para aquele que ofendeu alguém de perceber o erro, se arrepender e então pedir perdão para a outra pessoa. Por outro lado a pessoa ofendida também se sente pouco à vontade para aceitar desculpas. Parece que o ofendido espera que a outra pessoa pague pelos seus crimes e por essa razão não consegue simplesmente perdoar.

O arrependimento gera nas pessoas o sentimento de culpa e imediatamente  a vontade de pedir perdão. Ao pedir perdão você está deixando que todos percebam que você foi culpado em determinada situação e espera-se que haja então uma mudança de atitude. A vergonha torna todo este processo mais conturbado difícil. Mas acredito que o alívio experimentado pela alma ou pelo coração após este processo cale a pena. Ao pedir perdão não podemos esperar que o ofendido de imediato nos de um abraço e pronto. É necessário esperar o tempo de cada pessoa. O perdão não pode estar vinculado a condições. Pede-se perdão e ponto. Perdoa-se e ponto.

4 comentários:

JEANS E CAMISETA disse...

Concordo! E ainda acrescento: A vida é muito curta pra perdermos tempo com mágoas e rancores. Quem não perdoa carrega o ofensor junto consigo como um peso.
Não é fácil, mas é bem mais inteligente e melhor perdoar.
Bom dia pra vc!

* hemisfério norte disse...

é tudo tão relativo...
por exemplo essa foto leva-me até à violência doméstica....
tenho sérias duvídas se "é mais inteligente perdoar"..... não se trata de ter ou não inteligência, nem de guardar ou não rancor......
-
nj
ana

JEANS E CAMISETA disse...

Oi! Cade vc?

Lisa Alves disse...

o perdão é um aprendizado. é sempre complicado ter a certeza que foi-se perdoado de fato. Sempre resta rancores, basta uma proxima briga ou porque o perdoador não gostou da sua cara aquele dia que culpas são reveladas.