sábado, 12 de abril de 2008

Será Possível?




Começando pelos adultos na família, os seus papéis variam muito, tendo NYE (cit. por STANHOPE, 1999) considerado como característicos os seguintes: a
  1. “Socialização da criança”, relacionado com as atividades contribuintes para o desenvolvimento das capacidades mentais e sociais da criança;
  2. "Cuidados às crianças”, tanto físicos como emocionais, perspectivando o seu desenvolvimento saudável;
  3. “Papel de suporte familiar”, que inclui a produção e/ ou obtenção de bens e serviços necessários à família;
  4. “Papel de encarregados dos assuntos domésticos”, onde estão incluídos os serviços domésticos, que visam o prazer e o conforto dos membros da família;
  5. “Papel de manutenção das relações familiares”, relacionado com a manutenção do contacto com parentes e implicando a ajuda em situações de crise.
  6. “Papel terapêutico”, que implica a ajuda e apoio emocional aquando dos problemas familiares;
  7. "Papel recreativo”, relacionado com o proporcionar divertimentos à família, visando o relaxamento e desenvolvimento pessoal.
(fonte - Wikipédia)

Será possível então, deixar de ter ou ser uma família? Será possível ser sozinho no mundo? Será possível viver sem depender do afeto, apoio ao desenvolvimento social, físico e mental? Será possível viver sem o suporte financeiro? Será possível viver sem contato com tios, avós, pais ou irmãos? é possível viver sem suporte mental para resolução de problemas cotidianos? Será possível viver sem diversão?

É...é possível sim..

2 comentários:

Jamille Lobato disse...

É moço, o texto excelente como sempre. Com perguntas que nos fazem pensar em certas atitudes humanas.
As respostas às suas questões eu talvez não as tenha numa forma concreta, a ponto de serem transformadas em palavras ou mesmo serem ditas.
Tais atitudes humanas, falhas, mas humanas, pode ser que em um futuro distante, ou não, sejam compreendidas, discutidas e até resolvidas.
Claro que as marcas essas nunca apagam, ficam.
Eu, por minha vez, não posso compensar tais faltas. Posso sim, lhe dar a minha companhia, minhas palavras, meu silêncio e o afago em seus cabelos.
Se esse futuro chegar e com ela tal entendimento, fica uma certeza, aquela que vc já tem, na sua história vc não será o protagonistas de tais ausências.

Te amo

s2

Cesar Ribeiro disse...

� poss�vl sim... realmente...

E muitas veses, lamentavelmente, nem existe uma outra maneira...