terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vida Real

São Paulo, 19 de novembro de 2008 - aproximadamente 09hs da manhã. em uma das maiores empresas de Telecomunicações do Brasil.

- Vocês virão trabalhar amanhã?

- Claro, amanha é dia normal...

- Não, amanhã é o Dia da Consciência Negra.

- Então! Só preto não trabalha.

-Nossa!


Olhei para trás, quase que em camera lenta pra olhar nos olhos da mocinha do outro setor.


- É isso mesmo. Eu acho que esses pretinhos deveriam todos voltar para a senzala e tomar umas boas chibatadas.

- Chega, não quero mais brincar, você já está me ofendendo.

- Você está louco? Eu nem estou falando com você.

- Ok. Desculpe mas o único preto por aqui sou eu, logo qualquer comentário racista que haja na minha presença eu entendo como sendo pra mim sim.

- Pára de ser louco e se meter na conversa dos outros.

- Ah, claro. Você é racista, me ofende, me humilha e eu sou o errado. Claro. mil perdões.

- É isso mesmo, cuida da sua vida.

- Não sei quão leiga você é, mas isso que você acabou de fazer é crime, dá cadeia, processo e inclusive posso te dar voz de prisão agora. Inafiançável.

- Meu filho também é preto, como eu posso ser racista.

- Chega ok. Se seu filho é preto eu realmente sinto por ele. Eu sou negro, minh cutis é preta e eu exijo que você me respeite. Ou será que este é o jeito de você se sentir superior a mim? Pra compensar os 800 reais a mais no meu salário você me chama de preto então. É inacreditável. um dia antes do feriado da consciencia negra, os EUA, acabaram de eleger um presidente negro e eu tenho que ouvir esse tipo de de coisa, dentro de uma empresa desse porte. Vou fumar.


Acreditem ou não isso aconteceu semana passada comigo, dentro da minha empresa. E ainda tem gente por aí que jura de pés juntos que racismo no Brasil não existe e que o negro é na verdade muito sensível. Será que eu sou o único que já passou por uma situação dessas? Me segurei e para não gerar um constrangimento ainda maior pra mim, desci para fumar um cigarro e deixei passar. Errei, afinal a lei estava do meu lado. Mas algumas atitudes de brasileiros chegam às rais do absurdo.


É eu estou errado. Racismo não existe!!!

Nenhum comentário: